Pular para o conteúdo

Barra da Tijuca

Hoje em dia a Barra da Tijuca é conhecida como um bairro nobre da zona oeste do Rio de Janeiro, porém o bairro é relativamente novo, até o início da década de 70 a região praticamente não tinha casas, era composta por terrenos com vegetação rasteira e alagadiços. Além do fato de que boa parte das terras pertenciam à poucas empresas e organizações.  A região era considerada de difícil acesso para quem precisava frequentar o centro e a zona sul do Rio. Com isso, essas empresas e alguns moradores do Rio de Janeiro compraram terrenos na Barra com uma forma de investimento, apostando na valorização do bairro.

Com a especulação imobiliária na região no início da década de 70, o governador do estado Francisco Negrão de Lima, convidou Lucio Costa, urbanista responsável pelo plano piloto de Brasília, para elaborar um plano para a região da Barra da Tijuca. Parte do que foi planejado de fato foi construído, mas alguns elementos desse plano ficaram apenas no papel.

Porém a ideia de valorizar a região deu certo, principalmente em meados da década de 70 e início dos anos 80, quando foi inaugurado o famoso Barra Shopping entre diversas outras opções em comércio e serviços pela região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *